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Ap Adriano José e Ap Daniela Camargo







segunda-feira, 17 de maio de 2010

PALAVRA DO AP. CHUCK PIERCE SOBRE PENTECOSTES!

ENTENDENDO PENTECOSTES!
A Festa de Pentecostes era conhecida como a Festa das Semanas (Ex 23:16; 34:22; Lv 23:15-21; Nm 28:26-31; Dt 16:9-12; 3 2 Co. 8:13). Esta festa era celebrada nos últimos dias de maio ou no início de Junho, 50 dias após a oferta do maço de cevadas da Festa de Pães Asmos durante a Páscoa. A Páscoa é um tempo de lembrar a respeito da nossa Libertação. Pentecostes é um tempo de agradecer a Deus pelas bênçãos, abundância e regozijo sobre a colheita.

As características deste tempo incluem: Alegria, Felicidade e Celebração. Durante esta Festa, você entra em um tempo de ofertas referente à sua Dedicação de Primícias (Lv. 23:9-14; 2 Sm. 21:9-10; Rute 2:23). Esta é a Festa para agradecer a Deus pela Sua abundância que representaram bênçãos. No Novo Testamento há três versículos sobre Pentecostes. 1 Co. 16:8 é um. O mais comum é o versículo de Atos 2:1. Neste dia, após a ressurreição e ascensão de Cristo, os discípulos estavam reunidos em uma casa em Jerusalém, e foram visitados com sinais dos céus.

Esta festa também era conhecida como a Festa da Colheita (Ex 23:16; 34:22; Nm 28:26-31; Dt 16:9-14; Lv 23:15-22). O primeiro maço oferecido na Páscoa e os dois pães de levedura de Pentecostes marcaram o início e o fim da colheita de cereal, e santificaram toda a estação de colheita. A lição para Israel foi de que o Senhor os havia dado o melhor para o ano a frente (Sl 147:14). O propósito desta festa era de celebrar a conclusão da colheita de cereal. Sua característica distinta foi a oferta de “dois pães de levedura” feitos do novo milho da colheita terminada, com “dois cordeiros”, que foram apresentados diante do Senhor como uma oferta de gratidão. Pentecostes também foi o tempo do fornecimento da lei no Sinai (Ex 12:2,19). Em Pentecostes o Senhor escreveu a sua lei em nossos corações e iniciou a Era da Igreja. Esta se tornou a primeira Festa que Cristãos participaram e celebraram. Este deve ser um tempo de celebração a cada ano. Creio que o entendimento desta Festa é muito importante. Este aspecto espiritual é necessário se vamos multiplicar.

Os primeiros Cristãos, que estavam reunidos em Jerusalém para celebrar esta festa, experimentar o derramar do Espírito Santo de Deus de uma forma miraculosa. Pedro explicou que este foi o cumprimento da profecia de Joel. As línguas simbolizavam a antítese da confusão das línguas em Babel, e representavam a junção das pessoas sob uma mente e vontade de avançar o Reino de Deus. Jerusalém, o monte do Senhor, é o centro do reino espiritual de Deus de paz e justiça. Babel, o centro do reino de Satanás e da rebelião humana, ignora a Deus como a verdadeira ligação da união. A cidade de Babel representava confusão. O Espírito de Deus dado aos crentes de Pentecostes representa que Deus havia vindo e o Seu povo estaria “procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef. 4:1 – 16). O terceiro versículo do Novo Testamento sobre Pentecostes é Atos 20:16.

TEMPO PARA COLHEITA! A maioria de nós não entende o tempo da colheita. Por causa da nossa vida complexa, estamos bem afastados da atual produção de nossos suprimentos alimentícios e da origem da fonte de nossa provisão. A colheita era a estação mais importante (Gn 8:22; 45:6). Eventos eram calculados a partir das colheitas (Gn 30:14; Js 3:15; Jz 15:1; Rute 1:22; 2:23; 1 Sm 6:13; 2 Sm 21:9; 23:13).

A Festa de Pentecostes representa:
1.Uma estação de juntar/reunir-se (Zc. 8).
2.Uma estação de juízo (Jr. 51:33, Joel 3:13, Ap. 14:15).
3.Uma estação de graça (Jr. 8:20).
4.Um tempo das Boas Novas serem ouvidas (Mt. 9:37-38; Jo. 4:35).
5.O fim de uma estação ou era e o início de uma nova estação de provisão (Mt. 13:39).

Precisamos entender que a Colheita tem um processo:
1.A semente é espalhada e arada nos últimos dias de inverno.
2.A oração pela chuva – pelas primeiras e últimas chuvas (Zc. 10).
3.O cereal foi apanhado e cortado com a foice (Dt. 16:9 e Mc. 4:29).
4.O cereal foi juntado em maços (Dt 24:5).
5.Ferramentas eram usadas para debulhar. Você tem ferramentas para colheita.
6.O cereal era joeirado (jogado no ar). Deixe o vento soprar e levar seu restolho.
7.O restante do cereal foi sacudido no crivo (Amós 9:9). Alguns de vocês estão neste processo.
8.O cereal foi levado a armazém. Encontre o seu armazém.

Agora, a Colheita precisa ser protegida porque a Colheita tem grandes inimigos:
1.Seca. Peça ao Senhor que identifique e quebre toda a sua secura.
2.Invasão de gafanhoto. Peça ao Senhor que remova qualquer devorador em sua colheita.
3.Doenças de vegetação (bolor, mofo). Peça ao Senhor que remova qualquer bolor da sua vida.
4.Ventos quentes, abrasadores. Peça ao Senhor que vire qualquer vento adversário.
5.Guerra. O inimigo quer viver da terra. Declare que qualquer inimigo que tem comido a sua colheita sairá da sua terra.

PRIMÍCIAS: A CHAVE PARA A BENÇÃO! Esta festa era chamas de “O Dia de Primícias” (Nm. 28:26) porque marcava o início do tempo onde as pessoas deveriam trazer ofertas de primícias. Era uma festa de alegria e ações de graças pelo fim da estação de colheita. Então estas ofertas eram apresentadas como “ofertas de aceno” para o povo. A primícia do fruto, uvas, cereal, óleo, vinho maduro, e a primíca da lã era requeridas como oferta (Ex. 22:29; Lv. 2:12-16; Nm. 18:12; Dt. 18:4; 2 Cr. 31:5; Ne. 10:35,37,39; Pv. 3:9; Jr. 2:3; Rm. 11:16). Nesta época, recebia o crédito de ser a fonte de chuva e fertilidade (Jer. 5:24). No Novo Testamentp o Espírito Santo veio sobre os discípulos (At 2:1-4), no tempo festivo quando judeus de diferentes países estavam em Jerusalém para celebrar a festa anual. O intervalo entre Pentecostes e Tabernáculos era o tempo de ofertar as primícias. Peça ao Senhor pela sua oferta de primícias.

SHAVUOT (FESTA DAS SEMANAS, PENTECOSTES) COMEÇA NO POR DO SOL NA TERÇA-FEIRA 18 DE MAIO.

“Sete semanas contarás; quando a foice começar na seara, entrarás a contar as sete semanas. E celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado. Alegrar-te-ás perante o SENHOR, teu Deus, tu, e o teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro da tua cidade, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome. Lembrar-te-ás de que foste servo no Egito, e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.” (Deuteronômio 16:9 – 12)

Sete semanas [Hebraico: Shavuot] do dia seguinte a Páscoa, quando o Sacerdote corta o primeiro maço para a Cerimônia de Primícias, vem o festival da colheita de primavera de Shavuot (Grego: Pentecostes, após os 50 dias de Lv 23:16). Neste dia, sete semanas após a ressurreição de Yeshua que Se apresentou como primícias para Deus vindo dos mortos, O Espírito Santo – Ruach haKodesh – “Vento Santo” – foi liberado dos céus para o Seu Corpo aqui na terra. Lv. 23:17 diz de uma outra oferta de primícias feito neste dia, mas dessa fez envolvendo pão fresco assado com fermento. Alguns vêem aqui uma imagem do trabalho do Espírito Santo em trazer uma colheita no Messias de Um Novo Homem, contendo tanto os hebreus como aqueles das Nações! No poder deste Vento, o Meyaser – Evangelho, Boas Novas – rapidamente espalhado, primeiro aos Judeus e deles para todos os povos, trazendo colheita para Salvação, e vitória para a escravidão do pecado.

Há três textos Bíblicos tradicionalmente lidos em Shavout. Uma leitura em oração dessas passagens vai auxiliar a todos em nossa celebração desta Festa do Senhor, e cremos que também nos proverá com direção em nossas orações a respeito de Israel neste tempo:

Ex. 19-20 Ez. 1:1-28; 3:12 Livro de Rute

Vemos nesse casamento de Boaz e Rute (junto com a oferta de pão feito com fermento, mencionado acima) uma figura de “Um Novo Homem” que se revelaria no Messias.

Números 6:22 – 27. E o Senhor falou com Moises, dizendo ‘Diga a Arão e seus filhos, dizendo, “Esta é a forma que abençoará os filhos de Israel. Diga a eles: ‘YHVH te abençoes e te guarde, YHVH faça resplanceder o rosto sobre ti e te guarde, YHVH sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e os abençoarei.”

Com esta benção o nome santo do Senhor YHVH foi colocado sobre os Israelitas pelos sacerdotes como uma cobertura e proteção. Nenhum outro nome terá verdadeiro poder para abençoá-los, para ser seu guarda e defensor, para liberar graça sobre eles, ou para guardar seus corações e mentes com o verdadeiro shalom.

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